A Secretaria Municipal de Agricultura irá perfurar um poço artesiano e 10 microaçudes em Passo Fundo para garantir o acesso à água para a produção agropecuária e para o consumo humano através do programa Irriga RS.
O convênio, firmado com o Governo do Estado, apresentará as dez prioridades e mais cinco reservas, que tenham necessidade de execução desses micro açudes, em especial para os pequenos produtores de leite do município.
A escolha dos municípios atendidos será técnica, explicou o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodriguez, levando em consideração aqueles que mais sofrem com os períodos de estiagem e déficit hídrico, "priorizando os que, porventura, ainda não tenham sido contemplados com ações da Secretaria neste sentido”.
Recursos
Por meio do programa, o Governo do Estado liberou R$ 66,3 milhões para a construção de 6.025 microaçudes no Rio Grande do Sul, com capacidade de reserva de 1,7 mil metros cúbicos de água cada, o que possibilitará a irrigação de uma área de três a seis hectares.
Outros R$ 67,5 milhões serão investidos na contratação da perfuração de 750 poços, além das bombas, montagens, quadros de comando e outorgas do uso de água.