As atividades de implantação de lavouras de trigo foram interrompidas na semana entre os dias 06 a 10 de junho, inicialmente pela ocorrência de chuvas e posteriormente pela manutenção de alta umidade nos solos, que impediam as operações. Mas desde o último sábado (11), essas atividades foram retomadas, com maior intensidade na região a Oeste, onde a semeadura é antecipada em comparação com as outras regiões do Estado.
Segundo o Informativo Conjuntural produzido e divulgado na quinta-feira (15) pelas gerências de Planejamento e Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a estimativa de cultivo de trigo para safra 2022 é de 1.413.763 hectares, representando aumento de 15,04% em relação à safra anterior.
Produtividade
A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. Os triticultores apontam maior demanda por recursos financeiros em relação ao ano anterior e maior dificuldade em obtê-los em função da oferta reduzida nos agentes bancários.
A estimativa de cultivo de canola para a safra 2022 é de 48.457 ha, representando elevação de 66,79% em relação à safra anterior. A produtividade estimada é de 1.885 kg/ha. A cultura está em fase de implantação.