Acelerar negócios online no campo é a aposta da Cota Agro, ferramenta digital que conecta produtores rurais à revendas e fornecedores. De forma rápida e prática, o agricultor “cota” entre diversos estabelecimentos: preços de sementes, defensivos, fertilizantes, além de máquinas, implementos agrícolas, produtos e serviços agropecuários e veterinários.
Disponível para Android e iOS, a plataforma lançada há pouco mais de dois meses já tem mais de mil produtores rurais cadastrados em 192 municípios do Rio Grande do Sul, além de 88 revendas e fornecedores. Foram mais de duas mil cotações, que geraram 740 propostas e resultaram em R$ 57 milhões em oportunidades de negócios. As revendas recebem a solicitação e realizam propostas ao produtor, que pode seguir a negociação pelo app ou diretamente com o fornecedor, tudo na palma da mão e de forma gratuita.
Uma das cotações mais realizadas é por defensivos. A causa é a alta dos preços com a guerra na Ucrânia, um dos principais exportadores do insumo. Segundo estatísticas da Cota Agro, defensivos agrícolas foram buscados quase 350 vezes, seguidos por fertilizantes, com pouco mais de 70.
Cotações de forma prática e organizada
Idealizada há quase dois anos pelo engenheiro agrônomo Gerson Sartori, a Cota Agro conta com o desenvolvedor Augusto Farias e o engenheiro agrônomo Anderson Vedelago, como sócios. Os demais investidores são os produtores rurais Daniel Gonçalves da Silva e João Paulo Silveira, que também são usuários da ferramenta. “Antes o produtor precisava contatar várias revendas. Agora, ele pode fazer isso de forma prática e organizada. Nosso negócio é aumentar o poder de compra do produtor, de maneira independente,” explica Daniel Gonçalves da Silva, destacando a ferramenta como uma facilitadora de negócios no campo, tanto pela ampliação de ofertas quanto pela gama maior de clientes para revendedores.