Investimento na automação da produção leiteira promove qualidade de vida à agricultores

Família de Selbach contou com o apoio da Coprel por meio de recursos do Fundo Mais Energia e do programa Energia Forte no Campo para implementar tecnologias na propriedade

Por
· 2 min de leitura
Família Castelli é residente em Selbach, a 81 km de Passo Fundo. (Foto: Divulgação/Coprel)Família Castelli é residente em Selbach, a 81 km de Passo Fundo. (Foto: Divulgação/Coprel)
Família Castelli é residente em Selbach, a 81 km de Passo Fundo. (Foto: Divulgação/Coprel)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há 55 anos a Coprel acredita e apoia a expansão dos negócios do campo e da cidade. Um exemplo é o de Adelir Castelli, que junto da família, investiu numa moderna e tecnológica  ordenha robotizada no interior de Selbach, cerca de 81 km de Passo Fundo. Com os novos equipamentos, a demanda por energia aumentou, e a família teve o apoio da Coprel com recursos do Fundo Mais Energia e do programa Energia Forte no Campo para tirar o sonho do papel e torná-lo realidade.


Internet como aliada do campo

Tudo começou com os pais de Adelir, que deram início à propriedade rural com a atividade leiteira. Com o passar dos anos, junto da esposa Rosângela investiram na modernização da propriedade rural com uma ordenha robótica com sistema guiado, e um galpão para o confinamento dos animais (free stall). Para garantir o funcionamento adequado dos novos equipamentos e o máximo aproveitamento do investimento na automação da produção leiteira, foi necessário aumentar a carga de energia elétrica na propriedade para uma rede trifásica. Além disso, a família conta com a internet fibra ótica da Coprel para receber todos os dados coletados na ordenha. 

Adelir relata que o equipamento exigia luz trifásica com uma internet de qualidade para acessar os dados, visto que sem uma internet de qualidade não é possível avançar no sistema. "A fibra ótica da Coprel é muito boa nessa parte. Conseguimos acompanhar a ordenha pelo celular de onde estivermos. Hoje a internet é essencial para nós”, conta ele.


Sucessão familiar e presença feminina

A ideia de automatizar a ordenha e construir um sistema free stall veio da filha, Luana Castelli, formada no Curso Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRS Campus Ibirubá e atualmente acadêmica de medicina veterinária. De acordo com Luana, o investimento proporciona mais qualidade de vida para os pais e oportunidade para seguir com a atividade na propriedade. 

“Desde pequena fui muito incentivada pelos meus pais a continuar no meio rural. Com o técnico em agropecuária, tive um contato maior com a realidade da atividade leiteira e surgiu este sonho. A tecnologia e informação é um incentivo para que eu fique no interior. Muitos jovens acabam indo para a cidade porque os pais não investiram na propriedade, permanecendo uma atividade braçal não havendo perspectiva de futuro. O auxílio da Coprel é a ajuda que o jovem precisa para ficar no interior e colher os frutos do trabalho que os pais iniciaram”, conta Luana. 

A família Castelli é um entre tantos exemplos de persistência e conquista do sonho de viver e investir no interior, buscando qualidade de vida e a expansão de um negócio próprio que proporciona segurança e oportunidades para a família.

A esposa de Adelir, Rosângela Castelli, também é uma mulher ativa nas redes sociais, ao compartilhar com outras mulheres do Brasil inteiro o seu dia a dia. Na atividade do leite, ela evidencia o importante papel da mulher no meio rural, apoiando o crescimento dos negócios e atuando como personalidade nas decisões. “Precisamos acreditar e focar nos nossos sonhos, com coragem e persistência. Quando uma mulher motiva a outra, isso ajuda a crescer na propriedade e ser protagonista da sua própria história”, afirma Rosângela.

Com aplicação da tecnologia e muito trabalho, a família segue construindo uma linda história baseada em energia e conexão, e contando com os serviços e atendimento da Coprel.

Gostou? Compartilhe