Lançamento abre contagem regressiva para a Expodireto Cotrijal

Lançamento da Feira aconteceu na manhã de hoje, em Porto Alegre

Por
· 2 min de leitura
FOTO  - “O Agro cresce com a Expodireto” é o tema da edição 2023 FOTO COTRIJAL DIVULGAÇÃO FOTO  - “O Agro cresce com a Expodireto” é o tema da edição 2023 FOTO COTRIJAL DIVULGAÇÃO
FOTO - “O Agro cresce com a Expodireto” é o tema da edição 2023 FOTO COTRIJAL DIVULGAÇÃO
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há exatos 30 dias do início da maior feira do agronegócio, foi apresentada nessa segunda-feira, (6)uma pequena prévia do que os visitantes poderão conferir na Expodireto Cotrijal 2023 em Não-Me-Toque.

O lançamento oficial da feira ocorreu no Hotel Deville em Porto Alegre, com a presença de autoridades, imprensa e lideranças do setor. A Expodireto, que cresceu com o agro, em 2023, aposta em ações de sustentabilidade e foca ainda mais no crescimento do produtor rural.

O parque onde é realizada a Expodireto foi ampliado e passou a contar com 131 hectares. Neste ano, o evento receberá 580 expositores e delegações de mais de 60 países. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas visitem o parque. No ano passado, foram 263 mil visitantes e quase R$ 5 bilhões em negócios. 

A programação da feira inclui fóruns, audiência pública e palestras voltadas a temas como soja, milho, leite, conservação do solo e da água. Também há um espaço dedicado a tecnologia e inovação. Pela segunda vez, a Expodireto terá a Arena Agrodigital, um espaço focado nas tecnologias digitais para soluções no campo.


Legislação ambiental e irrigação

Em seu discurso, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, salientou a responsabilidade da feira quanto ao aperfeiçoamento da legislação ambiental e também projetou uma grande feira neste ano. “Temos a missão de buscar o aumento da produtividade, mas também sem esquecermos da responsabilidade que temos quanto ao meio ambiente. Juntos faremos novamente uma grande exposição”, salientou.

Tradicional feira de agronegócio, a Expodireto é focada em novas tecnologias para o campo e em geração de negócios, aproximando produtores, empresas do setor e instituições financeiras, como destacou o governador.  

“A Expodireto cumpre um papel muito importante de fazer a conexão entre todos os elos da cadeia produtiva, desde o plantio até o maquinário e tecnologia que ajudam a melhorar a produtividade. Quando olhamos sob uma perspectiva histórica, o ganho de produtividade é muito maior do que o aumento de área plantada, e isso se dá pelas novas tecnologias e aprimoramento de pesquisa. Tudo isso é incorporado ao trabalho do campo pelo produtor rural por meio de exposições como a Expodireto, que fazem essa conexão e apresentam novas diretrizes”, destacou Leite.

Representando a Câmara dos Deputados, o deputado federal Pedro Westphalen se comprometeu em propor ações para que sejam superados os problemas burocráticos relacionados às questões ambientais. “O parlamento federal tem que fazer com que temas importantes para o agronegócio andem, e a principal pauta que temos neste momento é a irrigação”, destacou.

Por fim, o deputado estadual Vilmar Zanchin, presidente da Assembleia Legislativa do RS, afirmou que a Expodireto Cotrijal é o motor do agro gaúcho. “Os números falam por si. Acompanhei o nascimento da feira no ano de 2000 e hoje estamos reunidos para celebrar um dos maiores eventos do agro no mundo”, comentou.

Na ocasião foi também apresentado o filme publicitário da feira. A Expodireco Cotrijal 2023 ocorre entre os dias 6 e 10 de março.


O Agro cresce com a Expodireto

Voltada em promover o crescimento e fazendo com que o produtor evolua em conjunto, a feira tem como tema neste ano “O Agro cresce com a Expodireto”, onde busca vivenciar durante cinco dias os mais variados ecossistemas do agronegócio, permitindo que os visitantes tenham acesso a tecnologia e inovação.


Confira os números da edição anterior:

Expositores: 563

Negócios: R$ 4,9 bilhões

Visitantes: 263 mil

Gostou? Compartilhe