No Rio Grande do Sul, estamos na época do plantio das culturas de inverno. De acordo com a Emater/RS-Ascar, o trigo encontra-se em fase de implantação, com interrupção da semeadura com a incidência das chuvas recentes. Até a quinta-feira (22) 55% da área estimada para a cultura já estava semeada. A projeção da safra 2023 aponta que a área a ser cultivada com trigo no RS será de 1.505.704 hectares, com produtividade prevista é de 3.021 kg/ha. A ocorrência de chuvas não teve impacto negativo nas lavouras já implantadas. A umidade adequada do solo é favorável para a germinação. A aveia branca e a canola tiveram plantio comprometido devido ao excesso de umidade no solo causado pelas chuvas.
Passo Fundo
As culturas de verão, como soja e milhos, já foram totalmente colhidas e, agora, o foco é com as culturas de inverno. De acordo com o Escritório Regional da Emater em Passo Fundo, na região mais da metade das lavouras de trigo já foram semeadas. A área estimada é de 130.000 hectares. A cultura está na fase de germinação e afilhamento. A expectativa é de que até 10 de julho toda a área esteja plantada. Já as lavouras de aveia têm plantio mais adiantado, com projeção inicial de que 70% já esteva semeada. A cevada segue em paralelo com o trigo, com projeção de mais de 50% da área semeada.
Campos de Cima da Serra
Segundo a Regional da Emater em Passo Fundo, o plantio segue de acordo com a climatologia. Enquanto em boa parte do Planalto Médio as lavouras de trigo estão bem mais adiantadas, na área de Lagoa Vermelha o plantio praticamente é efetivado a partir do próximo mês. Ocorre que é uma área mais fria e, com semeadura mais tarde, evita-se que a geada atinja a lavoura na fase de floração. Essa prática é mantida também nos outros municípios dos Campos de Cima da Serra. Essa diferença na época do plantio não se limita ao trigo e utilizada também para as outras culturas de inverno.
Números da soja e milho
A soja teve colheita encerrada nos 6.513.891 hectares cultivados no RS, com produtividade estimada de 1.923 kg/há. O milho teve área de cultivo no estado de 810.380 hectares e a produtividade estimada é de 4.440 kg/ha.