O passo-fundense César Augusto Schell Freire, mais conhecido como Guto Freire, estará presente na Expointer 2023 com seis cavalos que disputam as provas de Freio de Ouro. A 46ª Expointer ocorre no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e tem sua abertura oficial no próximo sábado, dia 26 de agosto.
De acordo com Freire, desde criança sempre gostou muito dos animais e começou a ter contato maior com cavalos em 1993. “Meu pai na época de colégio em Passo Fundo foi colega e a família é amiga dos Bertagnolli da Cabanha Butiá e quando o pai começou a ter cavalo eles eram comuns, não puros. Em 1993 meu pai falou com o Ronald Bertagnolli que queria comprar um cavalo puro, um cavalo crioulo e ele nos mostrou como funcionava, o pai adquiriu um casal de cavalo crioulo. Já em 1994 a gente assistiu na Expointer pela primeira vez a final e o Marcelo Bertagnolli, filho do Ronald, ganhou essa final e dali em adiante coloquei na minha cabeça que queria fazer isso, conquistar o Freio de Ouro e passei a trabalhar”, conta.
Paixão e trabalho
Em 1999 Guto ingressou no curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) e desde então aliou a paixão pelos animais com o trabalho em treinamento de cavalos. “Em 2002 ganhei minha primeira final de Freio de Ouro, ganhei uma classificatória que era em Passo Fundo e, a partir dessa final, passei a trabalhar com isso, a montar animais de outros proprietários e a viver disso profissionalmente. Ainda durante a faculdade, montei o Centro de Treinamento e tinha animais de Passo Fundo, como da Sementes Falcão, do Evaristo Tagliari da Cabana Tagliari, da Cabanha Amanhecer, do Felipe Cerena, do Romoaldo Quaresma da Cabanha Quaresma, comecei a competir com esses animais e em 2005 me formei em veterinária e aí sim comecei a me dedicar só com o centro de treinamento”, explica.
Buscando a profissionalização, Freire realizou estágio curricular em condicionamento físico do cavalo atleta para provas do Freio de Ouro se especializando nessa área. “ Acabei vindo para Santo Antônio da Patrulha porque meu padrinho construiu o Estribo Hotel Estância e aí montei o centro de treinamento aqui, mas minhas raízes estão em Passo Fundo, toda a história do começo do cavalo crioulo e do Freio de Ouro está em Passo Fundo”, destaca.
Expointer 2023
Uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina, a Expointer conta com mais de 400 eventos e atrações que acontecem no Parque nos nove dias de feira, como exposição de mais de 150 raças de animais, julgamento e leilões de animais, show de máquinas, programação cultural, Feira da Agricultura Familiar, Exposição de Artesanatos, palestras Técnicas, entre outros. Toda a programação da Feira que segue até 3 de setembro pode ser conferida no site oficial https://www.expointer.rs.gov.br/inicial.
Freio de Ouro
O Freio de Ouro é uma das provas mais significativas selecionando os melhores exemplares de cavalos e éguas da raça crioula. O Freio de Ouro é a principal prova envolvendo cavalos crioulos no mundo, onde é avaliado a mais pura linhagem e genética durante as provas o desempenho do animal e do ginete na pista.
Guto Freire estará participando com seis animais do seu Centro de Treinamento sendo os animais: Entrevero Della Tersa, Herói Della Tersa, Poral Calandria II, Poral Santa Rita e Néctar da Cabanha Santa Fé.
Fotos: Divulgação