As lavouras de trigo ainda estão em fase inicial de desenvolvimento na região de Passo Fundo, porém, os altos índices de chuva dos últimos dias, aliado ao período com temperaturas elevadas, muito acima da média para o período, estão trazendo um alerta para os produtores da região.
Segundo especialistas, condições como estas são propícias para o desenvolvimento de doenças nas lavouras. Para o gerente regional da Emater, Dartanhã Luiz Vecchi, até o momento não foram detectadas doenças nas lavouras de trigo, porém, é necessário que os produtores façam um trabalho preventivo. “A alta umidade e o forte calor são facilitadores do desenvolvimento das doença”, disse ele. Entre as doenças que mais preocupam está a brusone e a giberela.
A cultura do trigo, maior destaque econômico deste período do ano, está em fase de desenvolvimento, sendo que, da área estimada de 136.250 hectares para os 42 municípios da região de Passo Fundo, quase a metade, aproximadamente 45%, está na fase de floração.
Produtividade
Dartanhã diz que neste momento as lavouras ainda estão sendo monitoradas e tratadas de forma preventiva. Segundo ele não é possível fazer qualquer estimativa sobre produtividade, porque as lavouras ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. “Também não sabemos como será a reação da cultura em relação a situação climática do próximo período, que pode variar bastante”, avalia.