Último dia para visitar a Expodireto Cotrijal

A edição 2024 da feira se reafirma como um dos principais eventos do agronegócio no país

Por
· 2 min de leitura
Mesmo com instabilidade climática, o parque recebeu um grande público  Foto Divulgação/Assecom Mesmo com instabilidade climática, o parque recebeu um grande público  Foto Divulgação/Assecom
Mesmo com instabilidade climática, o parque recebeu um grande público Foto Divulgação/Assecom
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Encerra nesta sexta-feira (8) a edição 2024 da Expodireto Cotrijal. Mesmo com a instabilidade do clima, que alternou dias de chuva e sol, a organização da feira ressalta o sucesso de público. Entre a segunda-feira (4), e a quarta-feira (7), mais de 256.300 visitantes estiveram no parque de exposições. Com esses números, mesmo que preliminares, o evento já superou as expectativas e reforçou sua posição como um dos principais eventos do segmento.


Desde a abertura, a feira foi palco de intensas atividades, com os stands e eventos lotados de pessoas em busca de informações e novidades relacionadas ao agronegócio. Produtores de todo o Rio Grande do Sul, de outras regiões do país, e do exterior, marcaram presença, aproveitando a oportunidade para conhecer as últimas tendências em maquinário, cultivares e tecnologias.


Para Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, os números de público refletem a importância da Expodireto Cotrijal como um espaço de debate e troca de informações para o setor. "O volume de negócios será divulgado no último dia da feira, mas já podemos perceber um clima de otimismo entre os expositores em relação aos índices de comercialização", destacou Schroeder.


O clima de otimismo também é compartilhado pelos expositores, que veem na Expodireto Cotrijal uma oportunidade única de ampliar seus negócios. Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), ressaltou a expectativa de números positivos em relação à comercialização, impulsionados pela safra de verão.

Márcio Fülber, diretor comercial da empresa de implementos agrícolas Stara, compartilha do mesmo otimismo, destacando o impacto positivo da safra cheia no estado. "Isso tem trazido um novo ânimo para o agricultor, que apresenta uma renda maior do que no ano de 2023", avaliou Fülber.


Além do aspecto comercial, a Expodireto Cotrijal também se destaca como um espaço de disseminação de conhecimento e inovação. George Silva, CEO da Fockink, empresa especializada em sistemas de irrigação e soluções para o agronegócio, ressaltou a importância do evento como uma fonte de informações e tecnologias para os produtores.



Precisão gera resultado


Assim como na edição do ano passado, um dos destaques da feira foi a Arena Agrodigital. Trata-se de um espaço de tecnologia e inovação. Com 1660 m² e mais de 30 empresas, startups e hubs de inovação, teve uma programação diária de palestras.


As paletras que mais chamaram a atenção do público foram aquelas voltadas a inteligência artificial. Na terça-feira (7), o professor Ronaldo Cerri, da University of British Columbia, no Canadá, destacou que os monitores que já têm esse tipo de tecnologia facilitam a tomada de decisão e tornam mais eficiente o processo produtivo.


Dentre as vantagens está, por exemplo, saber quando o animal retornou ao cio depois do parto e qual a intensidade do período fértil. “O dia a dia na fazenda é corrido e há muitos detalhes a serem observados. Essas informações simplificam o trabalho e garantem mais assertividade”, analisou.

Nesta sexta-feira (8), último dia da feira, o destaque da programação será uma audiência pública promovida pelo Senado Federal. Durante a atividade serão discutidas as políticas públicas para o desenvolvimento do setor.


Gostou? Compartilhe