Não-Me-Toque construirá um dos mais completos complexos culturais do Brasil

Projeto lançado pela prefeitura do município está orçado em R$ 15 milhões

Por
· 3 min de leitura
 O Complexo Cultural Municipal de Não-Me-Toque contará com anfiteatro multimídia com capacidade para 1,2 mil pessoas O Complexo Cultural Municipal de Não-Me-Toque contará com anfiteatro multimídia com capacidade para 1,2 mil pessoas
O Complexo Cultural Municipal de Não-Me-Toque contará com anfiteatro multimídia com capacidade para 1,2 mil pessoas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Umas das novidades apresentadas durante a Expodireto 2024 foi o projeto que contribuirá para consolidar Não-Me-Toque a Capital Nacional da Agricultura de Precisão: um dos mais completos complexos culturais do Brasil, onde será construído o primeiro Museu da Agricultura de Precisão do mundo.

O projeto é uma iniciativa da Administração Municipal de Não-Me-Toque e está orçado em R$ 15 milhões, sendo totalmente viabilizado com o apoio de empresas e entidades parceiras por meio de leis de incentivo à cultura.

O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos (Maninho), apresentou detalhes do projeto ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, às lideranças do agronegócio, empresários, políticos e à imprensa.

 O Complexo Cultural Municipal de Não-Me-Toque contará com anfiteatro multimídia com capacidade para 1,2 mil pessoas, Biblioteca Municipal interativa, salas para exposições, estúdios de som, salas para oficinas e café. O destaque que torna o projeto único será o Museu da Agricultura de Precisão, o primeiro deste segmento a ser construído no mundo. Nos mais de 3 mil m², o visitante será convidado a mergulhar no universo das tecnologias do agro com uso de recursos visuais e sensoriais, visitando a história do desenvolvimento da agricultura desde os primórdios até a atualidade, com foco no desenvolvimento da agricultura de precisão pelas indústrias da cidade.

 

Inspiração em projetos pelo mundo

Como detalhou o prefeito Maninho, o Complexo Cultural e o Madep, sigla para Museu da Agricultura de Precisão, serão inspirados em espaços culturais tecnológicos existentes no mundo todo. “Estamos olhando para experiências de muito sucesso no Brasil e no exterior, onde a cultura é transformadora, onde a história é apresentada de forma imersiva, sensorial e interativa aos visitantes, provocando também reflexões sobre a atualidade e para onde caminhamos”.

O lançamento do projeto ocorre no ano em que Não-Me-Toque completa 70 anos de emancipação. “Esse é um presente para a comunidade de Não-Me-Toque, povo trabalhador e visionário que sempre teve a coragem de empreender e inovar. É um projeto que está será construído com a colaboração de grandes empresas e parceiros. Esperamos contar também com a parceria do Governo do Estado, dados os impactos sociais e econômicos da iniciativa. O Complexo Cultural terá uma estrutura completa para potencializar as tradições e atividades culturais tão fortes na nossa comunidade, enquanto o Madep irá proporcionar aos visitantes experiências de uma forma nunca antes vista na nossa região”, adianta o prefeito Maninho.

O apoio do Governo do Estado foi confirmado já no ato de lançamento. "O primeiro passo para uma realização ousada é sonhar. É muito animador ver esses projetos que buscam tornar a Expodireto uma referência internacional ainda mais consolidada. O Estado certamente será um parceiro para viabilizar essas novidades", garantiu o governador Eduardo Leite.

 

Próximas etapas do projeto

Com o lançamento oficial, o planejamento prevê que o Complexo Cultural Municipal de Não-Me-Toque e o Madep entrem em operação em até 48 meses. “Já começamos a dialogar com empresários e grandes lideranças do nosso Estado. Não-Me-Toque terá grandes parceiros ao seu lado na construção deste importante projeto. Os próximos passos são a fase documental, a construção do prédio, o desenvolvimento e a execução do Plano Museológico”, explicou.

 

Capital Nacional da Agricultura de Precisão

Não-Me-Toque está localizada no Norte do Rio Grande do Sul, a 280 km da capital Porto Alegre. A elevada produção industrial contribui diretamente para movimentar um PIB de 2 bilhões de reais na cidade com população estimada em 17,9 mil habitantes. O desenvolvimento de tecnologias agrícolas tornou Não-Me-Toque o berço da mecanização agrícola, levando a cidade a ser reconhecida, desde 2009, como Capital Nacional da Agricultura de Precisão, título instituído pela Lei nº 12.081.

Hoje, a cidade exporta tecnologia agrícola para mais de 30 países, além de inovar em modelos cooperativos que fortalecem o produtor rural e no desenvolvimento de sementes que maximizam a produção no campo. A cidade também é conhecida por ser o lar da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina.

 


Gostou? Compartilhe