Este espaço foi criado em julho de 2013 para divulgar as sugestões de demandas e ações nos bairros de Passo Fundo. Ele é composto pela Boca no Trombone, Demandas dos Bairros, Espaço do Movimento Comunitário e Agenda Comunitária. Reveja algumas das reivindicações divulgadas neste período e a situação atual delas:
- Lixo na vila Cruzeiro
“A lixeira está sempre cheia. O caminhão passa correndo e não recolhe o lixo. Há várias semanas isso acontece. O cheiro é insuportável. Tem gente que coloca até animais mortos”, reclamou a moradora da rua Frei Canecas, na vila Cruzeiro, Andreia de Melo.
Situação atual: Resolvida – Não há mais lixo no local
- Avenida 7 de Setembro padrão Fifa
Os moradores e empresários da Avenida Sete de Setembro, no bairro Rodrigues, reivindicam a pavimentação de 200 metros da via, no trecho entre as ruas Prestes Guimarães e João de Césaro, próximo a Justiça do Trabalho e Justiça Federal. Os moradores colheram 190 assinaturas no ano passado em um abaixo-assinado, fizeram inúmeras solicitações à Prefeitura de Passo Fundo através de ofícios, receberam diversos candidatos durante as campanhas eleitorais, enviaram e-mails às Secretarias Municipais, postaram o seu protesto nas redes sociais e sua última ação foi instalar placas com a frase: “Av. 7 de Setembro padrão Fifa”.
Situação atual: Resolvida – Prefeitura de Passo Fundo asfaltou o trecho em novembro.
- Bueiro oferece perigo
“Este bueiro entre as ruas Princesa Isabel e Maurício Siroski Sobrinho, no bairro Petrópolis, está aberto, sem as grades, há quase um ano. Tem muitas crianças na rua e o movimento de carros é intenso. Já procuramos a Prefeitura diversas vezes, mas o problema não foi resolvido”. Este foi o relato dos moradores da Petrópolis, Delmar Tramontina e Mateus Trautmann.
Posição do Poder Público
A equipe do Jornal O Nacional tentou contato telefônico com o secretário de Obras, na tarde de ontem, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Situação atual: Resolvida – Prefeitura de Passo Fundo arrumou o bueiro.
- Ruas do bairro Schisler intransitáveis
“A situação da rua José dos Santos com Jorge Buaes, no bairro Schisler, é caótica e intransitável. Toda água das ruas próximas desembocam na José dos Santos e a rua parece um rio em dias de chuva. Nas últimas chuvas, não tinha condições de atravessar devido a quantidade e força da água. A água chegava na porta dos carros. Precisamos de canalização e asfalto urgente”, relatou a moradora da rua José dos Santos, Franciele Dickel.
Situação atual: Não resolvida – O secretário de Obras, João Bordin, informou em setembro que a rua estava no cronograma e deverria ser pavimentada e canalizada antes da inauguração da escola de educação infantil que fica na mesma rua, dentro de aproximadamente 60 dias.
- Ruas da Victor Issler precisam de melhorias
As ruas onde passam as duas linhas de ônibus do bairro estão cheias de buraco. De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Victor Issler, Jorge Nascimento, as ruas Timóteo Rodrigues, José Pacheco, Rui Vergueiro e Áurea de Oliveira precisam de melhorias urgentes. Nos últimos dias, um dos coletivos urbanos estourou um pneu. “Tem um trecho da rua Timóteo Rodrigues que tem uma sequência de cinco buracos. Os veículos se arriscam para desviar dos buracos. Já enviei ofício a Secretaria de Obras, mas até agora nada”, salientou Nascimento.
Situação atual: Não resolvida. O secretário de Obras, João Bordin, já havia informado que estas ruas não estão no cronograma da prefeitura para recapeamento, mas um levantamento seria feito para o Prefeito Luciano Azevedo.
- Má conservação de rua dificulta a vida dos motoristas e moradores da vila Popular
"Moro há mais de 20 anos na Rua Capitão Aguiar e nunca vi uma patrola passar por ali. Ruas próximas já foram asfaltadas, e esse trecho continua assim, só poeira e pedras. Quando chove então, tem muito barro. Agora, está abrindo uma valeta no meio da rua. Cada vez que chove, o buraco vai ficando cada vez mais fundo. Um perigo. Muitos caminhões passam por ali, além de vários carros. O risco de acontecer um acidente é grande. Pagamos alto pelo IPTU e não vemos resultado, não temos uma rua asfaltada. Até quando?". Depoimento do morador do bairro Popular, Carlos Todescato.
Situação atual: Não resolvida. O secretário de Obras, João Bordin, informou na ápeoca que uma equipe deveria verificar a situação do local.
- Asfalto cede na vila Ivo Ferreira
O asfalto da rua Tuiuti, na vila Ivo Ferreira, está cedendo. Moradores estão preocupados porque a cada dia os buracos aumentam colocando em risco os pedestres e os veículos que utilizam a via. Os vizinhos colocaram galhos nos buracos para ajudar a sinalizar. A rua é bastante movimentada e também é trajeto de coletivos urbanos.
Posição da Secretaria de Obras
Situação atual: Não resolvida. O secretário de Obras, João Bordin, disse em novembro que a Secretaria ainda não tinha conhecimento desta reivindicação e deveria verificar a situação.