Durante a 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o Ministério da Cultura (Minc) anunciou hoje (28),o lançamento de cinco novos editais voltados à produção de conteúdos audiovisuais brasileiros. O período de inscrição começa amanhã (29) e termina no dia 15 de março de 2010. As portarias que instituem a realização dos processos de seleção pública para apoio financeiro deverão ser publicadas no Diário Oficial da União de amanhã.
Os editais a foram divididos em cinco categorias: longa-metragem de ficção ou animação com temática infantil, longa-metragem de ficção de baixo orçamento; curta-metragem de ficção ou documentário; longa-metragem de ficção para roteiristas estreantes e longa-metragem de ficção para roteiristas profissionais.
O secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, disse que os editais têm a preocupação de capacitar e elevar o nível dos profissionais em todo o Brasil. “O principal [objetivo] é o fomento ao setor cinematográfico e audiovisual, desconcentrar a produção dos grandes centros e também articular a produção com a difusão, dando já alguma garantia de circulação das que serão produzidas.”
De acordo com a Secretaria do Audiovisual do Minc, R$ 10, 8 milhões foram disponibilizados para o financiamento dos projetos contemplados nos cinco editais.
Informações Agência Brasil