A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) vão trabalhar juntas, a partir de agora, por meio do serviço de atendimento ao cidadão pela internet, o chamado e-CAC.
Segundo comunicado dos dois órgãos, o objetivo da integração é simplificar o acesso aos serviços de consulta, pagamento e parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa. O contribuinte já cadastrado no e-CAC no endereço www.receita.fazenda.gov.br, com código de acesso ou certificado digital, terá acesso automaticamente aos serviços do portal da PGFN.
O Ministério da Fazenda vem ampliando os serviços virtuais para o cidadão como forma de reduzir a demanda por atendimentos presenciais. Com isso, espera direcionar um número maior de funcionários da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para outras atividades, incluindo a fiscalização dos grandes contribuintes.
A ideia é, com a internet, melhorar a interação do contribuinte com esses órgãos, uma vez que o cidadão passa a ter o acesso facilitado a informações fiscais e às formas como as pendências podem ser resolvidas.
Com informações da Agência Brasil