O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou hoje (5) uma campanha mundial para melhorar a qualidade da água e das condições de higiene nas escolas de ensino infantil e fundamental. O objetivo é evitar a morte de crianças e adolescentes com menos de 14 anos.
Um estudo do Unicef revelou que pelo menos 1,5 milhão de crianças com menos de 5 anos deixam de frequentar as salas de aula em todo o mundo porque morrem em decorrência de problemas de saúde e segurança. Segundo o estudo, em 60 países em desenvolvimento mais de 50% das escolas de ensino infantil e fundamental não têm água potável nem instalações sanitárias adequadas.
De acordo com o Unicef, a diarreia é a principal causa da ausência das crianças e adolescentes em sala de aula. Mas eles sofrem também por causa da anemia e da diminuição das condições de aprendizagem, assim como por distúrbios comportamentais, desnutrição e baixa estatura.
Pelos dados da pesquisa, 20% das crianças e adolescentes com menos de 14 anos morrem em decorrência de problemas associados à água insalubre, saneamento inadequado ou higiene insuficiente.
Na tentativa de reduzir os números negativos, o Unicef lançou a campanha intitulada Água, Saneamento e Higiene nas Escolas (Wash). O objetivo da campanha é melhorar o sistema de saúde nos países em desenvolvimento. Um dos projetos é para que as escolas adotem programas que desenvolvam um ambiente escolar saudável e seguro, capaz de proteger as crianças.
A campanha também quer estimular as crianças a se tornarem agentes do processo, mudando os hábitos familiares e até de suas comunidades. Com isso, o Unicef pretende influenciar as decisões políticas para que sejam construídas instalações de água e saneamento de acordo com as normas de internacionais de saúde.
Para a diretora senior do Unicef, Therese Dooley, é fundamental que as escolas garantam o fornecimento de água e condições adequadas de higiene e saneamento. Segundo Therese, o conhecimento dos cuidados com a saúde é essencial para o desenvolvimento das crianças.
Com informações da Agência Brasil