O Ministério da Educação divulgou hoje (3) no Diário Oficial da União as novas regras para o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
De acordo com a portaria, a partir de 2011, somente alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão pedir financiamento para o ensino superior. Quem quiser se candidatar ao Fies ainda este ano não precisa comprovar participação no Enem.
Outra novidade é que o estudante poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano. As bolsas representam 50%, 75% ou 100% do valor da mensalidade. As inscrições serão feitas apenas para cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) cujas instituições tenham aderido ao Fies.
Inscrições para o Fies já estão abertas
Já estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). Os estudantes devem se inscrever via internet pelo site http://sisfiesportal.mec.gov.br. Nesse endereço também é possível consultar se a instituição em que o interessado estuda aderiu ou não ao programa.
Criado em 1999, o Fies financia a mensalidade em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda. Neste ano o programa passou por algumas mudanças, como a redução do juros de 6,5% para 3,4% ao ano e a ampliação do prazo para pagamento da dívida.
As inscrições serão feitas apenas para cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) cujas instituições tenham aderido ao Fies. Atualmente o fundo possui 486 mil contratos ativos.
Agência Brasil