O diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Marco Farani, afirmou hoje (12), último dia do Diálogo Brasil-África, que serão oferecidos cursos de agricultura a representantes de países africanos. A ideia é compartilhar a experiência do Brasil em setores como agronegócio, sustentabilidade e produção de energia com recursos renováveis.
Cada país deverá inscrever dois técnicos para virem ao Brasil participar dos treinamentos. O primeiro seminário, apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), acontece em junho. Os cursos seguintes serão feitos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Agência Nacional de Água (ANA) até março de 2011.
Os representantes africanos elogiaram a iniciativa do governo brasileiro em promover o debate e demonstraram interesse em desenvolver projetos em conjunto com o Brasil.
O Diálogo Brasil-África segue até o fim da tarde no Palácio do Itamaraty, quando será apresentado o documento final com as conclusões do encontro.
Fonte: Agência Brasil