Falta um dia para as eleições 2010. Os cerca de 22 mil candidatos que concorrem neste domingo (3) aos cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal ou estadual/distrital ainda podem fazer propaganda eleitoral até as 22h deste sábado.
A propaganda, no entanto, restringe-se à distribuição de material gráfico e à promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som divulgando jingles ou mensagens dos candidatos, assim como o uso de alto-falantes ou amplificadores de som.
Por conta disso, em Passo Fundo, o número de carreatas neste sábado congestionou as principais vias públicas, como a Avenida Brasil e a Presidente Vargas. Os candidatos que disputam a eleição indicados pelo município aproveitam o dia para conquistar os eleitores ainda indecidos e fazer o encerramento oficial da campanha. O apelo feito pelo Ministério Público para que a cidade fosse mantida limpa, parece não ter surtido efeito neste sábado. Uma grande quantidade de santinhos foram jogados pelas ruas da cidade.
Neste domingo, dia do pleito, não é permitido nenhum tipo de propaganda, com exceção da manifestação silenciosa do eleitor, por meio de bandeiras, broches e adesivos. A propaganda paga na imprensa escrita só pôde ser divulgada até ontem (1º). Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão encerrou-se na última quinta-feira (30).