O ex-vice-presidente da República e empresário José Alencar morreu ontem (29), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A morte do político, que faria 80 anos em outubro, foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.
Alencar foi internado às pressas na segunda-feira (28), no início da tarde, com um quadro de obstrução intestinal. Há mais de uma década, ele lutava contra um câncer no intestino.
O corpo de José Alencar deve chegar à Base Aérea de Brasília por volta das 8h30 de hoje (30), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na Base Aérea, haverá uma cerimônia com honras militares em homenagem a Alencar, na presença do presidente da República em exercício, Michel Temer, e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Em seguida, um caminhão do Corpo de Bombeiros levará o corpo do ex-vice-presidente até o Palácio do Planalto. O cortejo subirá a rampa do palácio com o corpo de Alencar, que será velado no Salão Nobre.
Segundo informações da Presidência da República, o velório deverá ser aberto às 10h30 e será dividido em duas partes: uma reservada à família e às autoridades e outra, ao público.
O presidente em exercício, Michel Temer, decretou luto oficial de sete dias pela morte de José Alencar. Logo após a divulgação da notícia da morte do ex-vice-presidente, a bandeira nacional que fica em frente ao Palácio do Planalto foi hasteada a meio-mastro.