Totens irão contar histórias de vítimas no trânsito

Inauguração dos primeiros totens começa junto com a campanha mundial da Década de Ações para Segurança no Trânsito, em 11 de maio

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em linha com as decisões e ações globais para 2011 a 2020, período proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito, o movimento Chega de Acidentes instalará, nas capitais do Brasil, totens com um contador que estima o número de vítimas de acidentes de trânsito. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em relação ao número de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Por isso, essa iniciativa tem como propósito chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de fatalidades no trânsito, e a emergência da criação e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil.
 
As instalações dos totens fazem parte das ações do Chega de Acidentes para a data oficial de início da Década pelo mundo – 11 de maio. O movimento foi criado em 2009, pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). A Seguradora Líder DPVAT,  responsável pela administração do seguro DPVAT (que indeniza vítimas de acidentes de trânsito no país), além de apoiadora do movimento, viabilizou a criação dos totens.
 
No próximo dia 11 de maio, às 7h30, na Avenida Jamel Cecílio, esquina com a Rua 69 Setor Jardim Goiás, será inaugurado o totem de Goiânia, durante a comemoração dos 25 anos do SINCOR-GO (Sindicato dos Corretores de Seguros e das Empresas Corretoras de Seguros, de Capitalização, de Previdência Privada e de Resseguros do Estado de Goiás), entidade apoiadora do Chega de Acidentes. O evento contará com a presença de Marconi Ferreira Perillo Júnior, governador de Goiás, que pontuará políticas públicas com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito, junto com o deputado federal Armando Virgílio dos Santos Júnior, responsável pela Secretaria de Cidades do Estado de Goiás, entre outras autoridades. Na ocasião, também estará presente o presidente do SINCOR-GO, Joaquim Medanha, Ricardo Xavier, presidente da Seguradora Líder DPVAT, e André Horta, analista de segurança viária do CESVI BRASIL, além de outros representantes de órgãos e empresas do mercado de seguros.
 
O totem de Manaus será instalado no dia 16 de maio, às 9h. O local escolhido foi a esquina da Avenida Tapajós com a Avenida Senador Raimundo Parente. Na ocasião, será realizada uma solenidade com a presença de autoridades do estado do Amazonas, de Mônica Melo, presidente da AND. O totem de Curitiba será inaugurado em maio e, em junho, será a vez de Recife. O projeto ainda prevê a instalação de totens nas capitais: Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. Nos totens, os contadores estimam o número de vítimas fatais e internações utilizando, o período inicial de lançamento do Chega de Acidentes (18/09/09), dados de mortalidade e morbidade (feridos internados) decorrentes de acidentes de transporte terrestre, do Ministério da Saúde, para o ano de 2007.

Gostou? Compartilhe