Banco Central explica como proceder ao receber cédulas marcadas?EUR??EUR?

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando o consumidor deve fugir do dinheiro? Se a nota estiver pintada, é um indício de que ela foi marcada durante um furto a um caixa eletrônico. Em nota divulgada nesta quarta-feira (18), o Banco Central explicou que a população e o comércio em geral devem evitar receber ou repassar o dinheiro quando ele estiver manchado.

Alguns caixas eletrônicos têm um dispositivo que mancha com tinta colorida as cédulas durante tentativa de furto por meio de explosão. Há um ano começou a ser instalado no país um dispositivo que solta uma tinta avermelhada e mancha as notas na hora do ataque aos caixas. O aparelho está instalado, hoje, em aproximadamente 12 mil caixas no Brasil segundo estimativas da empresa TecBan, que trabalha com segurança bancária.

- Toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário.

Sendo assim, os bancos são obrigados a aceitar o dinheiro dos clientes caso eles tenham recebido alguma cédula marcada com tinta.

O consumidor receberá um recibo para posterior troca do dinheiro. Isso porque essa cédula será encaminhada ao BC para exame e destruição. Após o exame, o cidadão será ressarcido se a nota for legítima.

R7 e Agência Brasil

Gostou? Compartilhe