Morre o ex-presidente Itamar Franco

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Morreu nesta manhã o senador e ex-presidente do Brasil Itamar Franco, aos 81 anos. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou e ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos.

O corpo do ex-presidente será transportado ainda hoje (2) de São Paulo para Juiz de Fora. O ex-presidente morreu pouco antes das 11h, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

 

Biografia

Itamar Franco foi presidente do Brasil entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello. Itamar foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.

Como presidente, implantou o Plano Real – o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda –, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.

 

*Atualizada às 11h50

Gostou? Compartilhe