Questionando o ministro do Esporte, Orlando Silva, sobre denúncias de irregularidades publicadas pela imprensa, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que várias organizações não governamentais (ONGs) ligadas ao PCdoB são suspeitas de cometer irregularidades com recursos de convênios com o ministério.
Para Alvaro Dias, existem provas que o Ministério do Esporte beneficia ONGs com estritas ligações com o PCdoB. O senador citou como exemplo institutos do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de Brasília. De acordo com Alvaro Dias, reportagens mostraram recentemente suspeitas de irregularidades com "atestados de idoneidade técnica", necessários para que uma entidade assine convênio com o ministério.
Alvaro Dias disse ainda já terem sido noticiadas falhas em prestações de contas do ministério e aplicação ineficiente de recursos por parte de entidades conveniadas.
Em resposta, Orlando Silva afirmou que, quando uma irregularidade é constatada em convênios do Ministério do Esporte, é exigida a devolução do dinheiro público. O ministro disse que uma entidade dirigida pelo seu acusador, o PM João Dias Ferreira, não provou a aplicação adequada de recursos do ministério e, por isso, foi obrigada a devolver recursos aos cofres públicos, o que não teria ocorrido.
Orlando Silva já está há mais de uma hora prestando esclarecimentos aos senadores das Comissões de Fiscalização e Controle (CMA) e de Esporte (CE).
Agência Senado