Ainda há vagas no Brasil Alfabetizado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade Popular ainda tem vagas de inscrições para voluntários alfabetizadores, que queiram integrar o Programa Brasil Alfabetizado em 2012. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que a meta para 2012 é alfabetizar 450 alunos, em 25 turmas espalhadas pelos bairros do município. Ela disse ainda,  que será pago uma bolsa mensal aos voluntários do Programa via FNDE/MEC, no valor de R$ 250,00.

De acordo com a coordenadora da UP, Maria Augusta D´Arienzo, existem alguns critérios  para o alfabetizador realizar a inscrição: ser professor das redes públicas de ensino; ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos; e ter, no mínimo, formação de nível médio.

Sorteio

Os candidatos às vagas devem portar no momento da inscrição o xerox e o original do CPF e do documento de identidade, além dos comprovantes de formação, de professor da rede pública, declaração de experiência em educação, e em educação de jovens e adultos. O curso de alfabetização terá duração de  oito meses,  com no mínimo, 424 horas. Sendo que destas, 40 horas será de formação inicial e 64 horas de formação continuada. Mais informações pelo (54) 33167212 e (54) 33167210.

Estatística
Segundo dados do Censo do IBGE do ano de 2010, divulgado há poucos dias, o índice de analfabetismo em Passo Fundo obteve uma queda em todas as faixas etárias nos últimos dez anos. A secretária Vera creditou esse fato ao resultado de trabalho da UP em dois projetos, Brasil Alfabetizado, realizado em diversos bairros; e o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é desenvolvido em três escolas municipais, inclusive com a oferta de qualificação profissional, O Proeja FIC. Maria Augusta destacou que o foco do Brasil Alfabetizado é garantir a continuidade dos estudos especialmente entre adultos e idosos, lembrando também, que o prefeito municipal, Airton Dipp, assinou recentemente um aditivo ao acordo de cooperação técnica entre prefeitura e governo federal, o que garante a formação de uma nova turma para 2012 do Proeja FIC. Essa ação, vai oferecer mais uma vez, aulas de EJA com qualificação profissional na área da Construção Civil, setor em franca expansão na cidade.

Gostou? Compartilhe