A presidenta Dilma Rousseff participa, neste momento, em Porto Alegre (RS), da cerimônia de lançamento da Rede Brasil Rural e da entrega de máquinas retroescavadeiras para 126 prefeituras do estado. A Rede Brasil Rural é uma ferramenta virtual que tem o objetivo de aproximar as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores. Já a entrega das retroescavadeiras é uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento 2 voltada para municípios com até 50 mil habitantes. As máquinas serão doadas às prefeituras para manutenção e recuperação de estradas vicinais. A entrega vai reforçar a infraestrutura desses municípios e melhorar as condições de escoamento da produção dos empreendimentos da agricultura familiar.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 1,6 mil cooperativas farão uso da Rede Brasil Rural, beneficiando cerca de 200 mil agricultores familiares. As compras dos agricultores serão feitas com o cartão do BNDES, que definiu um limite de negociação de R$ 1 milhão por cartão, com opção de até cinco cartões por cooperativa, financiamento de três a 48 parcelas, e taxa de juros pré-fixada no ato da compra.
Presidenta confirma Ponte do Guaíba
Em seu discurso, a Presidenta Dilma anunciou a construção da Ponte do Guaíba. O custo estimado para esse novo empreendimento é de R$ 900 milhões e a ponte terá 1,9 km de extensão em um complexo viário de 8 km, que inclui a Rua Dona Teodora.
Com informações do Blog do Planalto