Consumo nacional de energia elétrica acumula alta de 3,8%

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O consumo nacional de energia elétrica cresceu 3,4% em novembro, em comparação ao mesmo mês de 2010, acumulando alta de 3,8% em 11 meses, em relação a igual período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O crescimento do consumo de energia foi motivado principalmente pela atividade do comércio, seguido pelo consumo das famílias, disse o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.

“Há o efeito renda. Como tem aumentado muito a renda das pessoas, o consumo está bastante aquecido. Com isso, os setores que mais têm consumido energia elétrica são os de serviços e residencial”, declarou. O crescimento da demanda de energia no setor de comércio e serviços atingiu 6,60% em relação a novembro de 2010, enquanto o consumo das famílias evoluiu 4,3%.

Já o consumo industrial, segundo Tolmasqui, não tem crescido tanto em função da crise internacional. Tolmasquim analisou que, de maneira geral, o ano de 2011 não mostrará um crescimento do consumo de energia tão significativo como ocorreu em 2010, quando a economia teve uma expansão de 7,5% e o consumo de energia subiu 7,8%. A expectativa é que o consumo aumente entre 3,6% e 3,8% este ano.

*Agência Brasil

Gostou? Compartilhe