Anvisa vai inspecionar próteses de silicone no país e no exterior

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai começar a inspecionar ainda este mês 21 fábricas de próteses mamárias no exterior e três no Brasil. O órgão também vai passar a inspecionar, lote por lote, todas as marcas de prótese mamária que entram no país.

As medidas serão apresentadas hoje (11) durante reunião com representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Mastologia. O objetivo é discutir como será feito o atendimento a mulheres que usam implantes mamários da marca francesa Poly Implant Prothese (PIP), que usou silicone industrial na fabricação dos implantes.

Outra ação a ser apresentada pela Anvisa na tarde de hoje trata da criação de um banco de dados para próteses mamárias – semelhante ao que já existe para próteses ortopédicas. O órgão pretende ainda criar um cadastro nacional para usuárias de próteses mamárias, que ficará disponível no próprio site da agência.

De acordo com a assessoria de imprensa, também será feito contato pessoal com todas as mulheres que notificaram a Anvisa sobre casos de ruptura de próteses da marca PIP.

A reunião está agendada para as 14h na sede da Anvisa, em Brasília. Durante o encontro, devem ser discutidos ainda casos de mulheres com implantes mamários feitos com a marca holandesa Rofil, que comprou próteses fabricadas pela PIP.

Agência Brasil

Gostou? Compartilhe