Há apenas um ano e meio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu portal o formulário eletrônico da Central do Eleitor. O objetivo foi facilitar a forma de o cidadão esclarecer dúvidas relacionadas a eleições. O investimento na web foi bem-sucedido e hoje esse é um dos meios de acesso mais utilizados pelos eleitores. Em 2011, a Central do Eleitor recebeu 9.148 relatos. “No final de dezembro, também disponibilizamos em nossa página a Carta de Serviços ao Eleitor”, conta a chefe da Central, Marise Mesquita. A Carta de Serviços é um guia que divulga todos os serviços oferecidos pelo Tribunal para que o eleitor possa, de maneira simples, encontrar o que deseja.
Estatísticas
Dos atendimentos em 2011, 49,56% ocorreram por telefone, e 46,39%, por meio do formulário eletrônico. As demais formas de recebimento juntas – e-mail, pessoalmente ou carta – somaram 4,05%. Seguindo as estatísticas, a expectativa é que neste ano a busca de informações pela internet ultrapasse os atendimentos telefônicos, já que em dezembro último foi possível constatar que a utilização do formulário (56%) foi 16% mais alta em relação ao telefone (40%). No segundo semestre de 2011 também houve uma procura maior pelos serviços em relação ao primeiro semestre. Conforme levantamento da Central do Eleitor, 73% da demanda devem-se a pedidos de informação; solicitações representam 19%. Os demais 8% dividem-se entre denúncia, reclamações, agradecimentos e sugestões, entre outros.
Central do eleitor atendeu quase 10 mil em 2011