O Banrisul começa a receber, a partir desta quarta-feira (2), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que devem fazer a prova de vida. O procedimento é anual e obrigatório e deve ser realizado até 30 de dezembro, tanto por aposentados e pensionistas como por quem recebe benefícios temporários.
O objetivo da prova de vida é atualizar a base de dados e combater fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios do INSS. Quem recebe por cartão magnético, crédito em conta corrente ou poupança e não fizer a prova de vida até maio de 2013, poderá ter seus créditos bloqueados pelo INSS. Todos os segurados devem fazê-la no banco em que recebem.
No Banrisul, a prova de vida poderá ser realizada pelo segurado em qualquer agência. Quando for feita por procurador, deverá ser na agência em que recebe o seu benefício. O período é de 2 de maio a 30 de dezembro deste ano. Os segurados serão informados de que devem fazer a prova de vida por meio de cartazes nas agências do Banrisul, chamadas nas rádios, pelos canais de autoatendimento (caixa eletrônico, home banking, Banrifone) e caixas.
Cronograma O beneficiário poderá fazer a prova de vida de 2 de maio a 30 de dezembro. Visando melhor atendimento e organização do fluxo de pessoas nas agências, a prova de vida no Banrisul será por ordem de final de número de benefício conforme o cronograma a seguir:
Final de benefício | Período |
1 e 2 | 02/05 a 30/06 |
3 e 4 | 01/06 a 30/07 |
5 e 6 | 01/07 a 30/08 |
7 e 8 | 01/08 a 30/09 |
9 e 0 | 01/09 a 30/10 |
Documentos necessários
Documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, etc).
Clientes com mais de um benefício
O cliente que recebe mais de um benefício deverá realizar o procedimento para cada um dos benefícios. A realização da prova de vida é por benefício e não por cliente.
Procurador
A prova de vida realizada por procurador deverá ser exclusivamente na agência em que o beneficiário recebe seus proventos.