Levantamentos preliminares feitos pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) indicam que as exportações brasileiras de carne de frango atingiram aproximadamente 374 mil toneladas em maio, volume 10,7% maior que o mesmo período de 2011. O dado é um recorde histórico de volume mensal para o setor. Já em receita, houve queda de 2,65%, com relação ao mesmo mês do ano anterior, num total de US$ 722,9 milhões, apesar da valorização do dólar.
No acumulado de 2012 foram embarcadas 1,68 milhão de toneladas, número 5,22% superior em relação ao total exportado entre janeiro e maio de 2011. Em receita, as exportações totalizaram US$ 3,267 bilhões, dado 0,95% inferior aos cinco primeiros meses do ano passado.
"A redução da receita mensal, em contraposição ao aumento dos volumes, indica a redução nos preços médios internacionais, que não estão sendo compensados pela alta no preço do dólar. Esse cenário mostra o momento critico que os exportadores de frangos enfrentam para manter a rentabilidade do setor, necessitando crescer volumes para fazer frente ao aumento de custos de produção e perda de competitividade. Mais do que nunca, é fundamental a intervenção do governo federal com incentivos já fornecidos a outros segmentos industriais, como a desoneração da folha de pagamento e a inclusão dos produtos avícolas in natura no REINTEGRA", disse o presidente da UBABEF, Francisco Turra.