A campanha de vacinação contra a gripe no Estado foi prorrogada até o próximo dia 13. A vacina protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, além de outros dois tipos de gripe sazonal. A imunização segue disponível para os mesmos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, crianças entre os 6 meses e menores de 2 anos e gestantes. O término da campanha antecede a vacinação contra a polio, que neste ano acontece dia 16 de junho.
Um balanço divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde mostra que 76,33% da população alvo foram imunizados este ano, o que corresponde a 23 milhões de pessoas. A vacina deveria atingir 80% dos idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos, profissionais de saúde e indígenas, o que soma 30,1 milhões de pessoas.
De acordo com o ministério, as gestantes podem tomar a dose até o final de agosto. A adesão desse grupo, o mais afetado pela pandemia de 2009, foi de 68,24%. Entre os trabalhadores da área de saúde, a adesão chegou a 92,44%. Também parte da população alvo, 83,24% das crianças e 74,54% dos idosos foram vacinados. Entre os indígenas, a vacinação alcançou 69,11% da população.
Os estados que já alcançaram a meta foram Santa Catarina, Acre, Amapá, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Alagoas, Rondônia, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí, Tocantins e Rio Grande do Norte. Santa Catarina foi a unidade da Federação que atingiu o maior percentual de imunização da população prioritária, com 92,27%. Roraima está com a cobertura mais baixa, com 59,6%.
Com informações da Agência Brasil