Seminário debate energia eólica

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e o CanalEnergia, promove o Seminário Panorama da Energia Eólica para o Rio Grande do Sul. A abertura do evento, que acontece na próxima sexta-feira (15), Dia Mundial do Vento, será feita pelo governador Tarso Genro e pelo secretário da SDPI, Mauro Knijnik.  O seminário também contará com a presença do diretor técnico de Energia do Ministério de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Ramon Mendez, e do diretor de Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, e será realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, das 8h30 às 18h45.

Na ocasião serão apresentadas diversas palestras sobre o tema, com o objetivo de debater e apresentar o mercado de Energia Eólica no RS e no Uruguai, além de avaliar oportunidades de crescimento, financiamento, política governamental, investimentos e desafios estruturais (logística, portuários e transmissão). Os participantes do seminário terão a oportunidade de ouvir o secretário-executivo do Global Wind Energy Council (GWEC), Steve Sawyer, que volta ao Estado para apresentar a palestra “Panorama Mundial da Energia Eólica”. Na sequência, ainda no turno da manhã será discutido o cenário da energia eólica no Brasil e no Mundo, assunto moderado por Afonso Carlos Aguilar. Os debatedores do painel falarão sobre Planejamento Energético Brasileiro e a Inserção da Energia Eólica até 2030 (Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética), sobre o Desenvolvimento da Energia Eólica no Brasil (Élbia Melo, presidente executiva da ABeeólica) e sobre a Energia Eólica no RS (Junico Antunes, secretário-adjunto da SDPI).

Durante a tarde, os temas que serão desenvolvidos irão destacar a energia eólica no Brasil e no Uruguai, com um painel especial focado para a região Sul brasileira. Com R$ 4,8 bilhões em investimentos previstos até 2015, o Rio Grande do Sul acelera as pás da geração eólica. Segundo o secretário adjunto da SDPI, Junico Antunes, a estratégia que integra a política de desenvolvimento do Estado, é planejar e atuar com o objetivo de ampliar os Parques Eólicos do RS e até mesmo visar à instalação de novos.

Gostou? Compartilhe