Na semana em que o Brasil recebe a Conferência Rio+20, a Caixa Econômica Federal lança a linha Crédito Verde, que traz condições diferenciadas para atividades sustentáveis. O Crédito Verde engloba taxas reduzidas para o financiamento de veículos ecoeficientes, a linha de crédito Ecoeficiência Empresarial, composta de vários produtos para Pessoa Jurídica, e taxas especiais para empresas da construção civil que desejam financiar habitações sustentáveis por meio do Selo Casa Azul.
A CAIXA promoveu a redução das taxas de juros para o financiamento de veículos novos considerados ecoeficientes. As taxas que antes variavam de 0,75% a.m. a 1,60% a.m. foram reduzidas para o intervalo de 0,75% a.m. a 1,32% a.m. A classificação de ecoeficiente é conferida a veículos com menor índice de emissão de poluentes, classificados com cinco estrelas no Programa Nota Verde, do Ibama. Na lista de automóveis ecoeficientes o cliente pode escolher entre diversos modelos de grandes montadoras, com motores de 1.0 a 2.0, e modelos que variam do esportivo ao off-road.
A CAIXA também lançou uma nova linha com taxas de juros reduzidas para veículos híbridos. As taxas de juros variam de 0,75% a 0,99% a.m., com prazo de até 60 meses. Veículos híbridos são aqueles que possuem um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor elétrico que permite reduzir a utilização do motor de combustão e assim diminuir a emissão de poluentes.
Ecoeficiência Empresarial:
Para empresas, a CAIXA possui a linha de Ecoeficiência Empresarial, que inclui produtos com vantagens nas taxas de juros, prazos e carências. O objetivo é financiar o setor empresarial para melhorar seus processos produtivos, economizando matérias-primas e insumos, e financiar projetos de geração de energias sustentáveis, transporte eficiente e gestão de resíduos. A linha é voltada para os segmentos de Produção Mais Limpa (crédito para melhorar os processos produtivos das empresas); Eficiência Energética (investir em máquinas e equipamentos mais eficientes); Energias Renováveis (financiar projetos de energias renováveis – biomassa, eólica, solar, hidrelétrica); Modais de Transporte Eficiente (financiar ônibus elétricos ou a etanol; e financiar linha de produção); Gestão de Resíduos (financiar projetos para gestão de resíduos sólidos); e Hotéis Mais Eficientes (melhoria da ecoeficiência no setor hoteleiro).
A CAIXA lançou ainda as linhas com Recursos BNDES - Fundo Clima, com taxas prefixadas que variam de 5,5 a 7,4% a.a. O Programa Fundo Clima tem recursos oriundos de parte do lucro dos campos de exploração de petróleo e gás destinados à União, Estados e Municípios. Com esses recursos podem ser financiadas a aquisição e a produção de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética, ônibus elétricos, híbridos, e movidos a etanol. Os recursos também financiam projetos que contribuam para a redução da emissão de gases e poluentes no transporte urbano. As linhas Fundo Clima também englobam Operações Estruturadas, que financiam projetos de energias renováveis e de gestão de resíduos.
Outro produto disponibilizado pela CAIXA é o BCD PJ Ecoeficiência, uma linha de crédito para financiamento de máquinas e equipamentos novos com atributos ecoeficientes. A novidade do produto é a possibilidade de contratação de capital de giro associado (GiroCAIXA PIS), com taxa de 0,83% a.m. + TR. O bem a ser financiado tem que apresentar finalidade específica no processo produtivo da empresa para uma das seguintes funcionalidades: aquecimento solar de água; fltragem de gases ou partículas; reciclagem de resíduos; e eficiência energética, entre outras. O prazo de pagamento é de até 60 meses, podendo ser financiado até 100% do valor do bem. As taxas de juros variam de 1,18% a.m. a 1,92% a.m (+TR).
Selo Casa Azul:
Para projetos que possuem o Selo Casa Azul CAIXA, as taxas podem chegar a 8,8% a.a. em linhas de crédito de apoio à construção de empreendimentos habitacionais que utilizam recursos da poupança (SBPE). O Selo Casa Azul é um sistema de classificação da sustentabilidade de projetos habitacionais ofertado no Brasil, desenvolvido para a realidade da construção habitacional do país.
O Selo Casa Azul, que é dividido nas classes Ouro, Prata e Bronze, busca estimular o uso racional de recursos naturais na construção de empreendimentos habitacionais, de forma a reduzir o custo de manutenção dos edifícios e as despesas mensais de seus usuários, bem como promover a conscientização de empreendedores e moradores sobre as vantagens das construções sustentáveis.
Caixa lança linha de crédito para atividades sustentáveis
· 3 min de leitura