Reunião de Pesquisa de Soja apresenta livro sobre insetos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Embrapa em parceria com a publicadora internacional CRC Press do grupo Taylor & Francis, lançou o livro “Bioecologia e Nutrição de Insetos – Base para o Manejo Integrado de Pragas” nos Estados Unidos. A versão em inglês da publicação foi apresentada na 39ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul, durante a abertura do Seminário Técnico de Soja, que aconteceu ontem. Os editores são os pesquisadores Antônio R. Panizzi (Embrapa Trigo) e José R. P. Parra (ESALQ/USP), que reuniram no livro um grupo numeroso de pesquisadores qualificados do Brasil e do exterior na área de entomologia, a ciência que estuda os insetos.

A hegemonia total do ser humano sobre os demais organismos habitantes do planeta Terra só é desafiada pelos insetos, os quais são os nossos maiores competidores. Vivem em todos os ambientes, explorando todos os nichos ecológicos, causam enormes prejuízos nas culturas e nos grãos armazenados, transmitem doenças para animais e plantas e, para o ser humano, podem se constituir em agentes epidêmicos, como o mosquito da dengue. Por outro lado, os insetos são de grande utilidade como os insetos parasitas e predadores de pragas, as abelhas produtoras do mel, e em especial na função de polinizadores de plantas. Estudos indicam que, se os insetos fossem eliminados totalmente, o ser humano desapareceria da face da Terra, pois as plantas, que nos fornecem alimento por estar na base da cadeia alimentar, desapareceriam por completo. Neste contexto, o livro apresenta estudos imprescindíveis para embasar os programas de manejo e controle das espécies nocivas de insetos, em especial para a agricultura.

De acordo com o pesquisador Antônio R. Panizzi, “o desenvolvimento desse projeto remonta ao ano de 1991, quando foi publicada a 1a edição do livro ‘Ecologia Nutricional de Insetos e suas Implicações no Manejo de Pragas’. Passados quase 20 anos, constatamos a necessidade de preparar uma 2edição da obra, revisada, ampliada e atualizada”. Para atingir esse objetivo, foram incluídos novos capítulos, passando de um total de nove capítulos da 1a edição, para 26 nessa nova edição, configurando um novo livro, que foi publicado em 2009.

Agora, está sendo disponibilizada a versão do livro na língua inglesa, com a inclusão de um novo capítulo, novos autores e a atualização dos demais capítulos. “A rápida evolução do conhecimento em biologia, com o aparecimento de novas áreas de pesquisa, justificou a demanda da elaboração de um texto atual”, conclui Panizzi.

Gostou? Compartilhe