Supremo abre oitavo dia de julgamento do mensalão

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje (13) o julgamento do mensalão, por volta das 14h30. Essa é a última etapa da fase de defesa. Nesta segunda-feira, serão ouvidos os advogados de mais cinco réus. A expectativa é que a fase das defesas acabe no próximo dia 15. Em seguida, começa a etapa dos votos dos ministros da Suprema Corte, começando pelo voto do relator Joaquim Barbosa.

A primeira defesa a se pronunciar será a do ex-deputado Bispo Carlos Rodrigues (do então PL-RJ). Ele responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), ele recebeu dinheiro do esquema criminoso para que o PL, atual PR, votasse com o governo em assuntos de interesse.

A defesa de Rodrigues deve confirmar o recebimento do dinheiro. Mas, no entanto, deve alegar que os recursos foram destinados para o pagamento de dívidas da campanha do deputado federal. O advogado deve informar ainda que o PL não precisava de propina para votar, uma vez que a legenda já integrava a base do governo, por ser o partido do vice-presidente José Alencar.

Também serão apresentadas hoje as defesas dos ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ), Romeu Ferreira Queiroz (na época no PTB-MG) e José Borba (PMDB-PR) e do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri. Além da acusação do MPF, já foram ouvidas as defesas de 25 dos 38 réus.

Agência Brasil

Gostou? Compartilhe