Saúde dos brasileiros será avaliada em 2013

A ação conta com questionários, exames de sangue, urina e medição da pressão arterial

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de 2013, o Ministério da Saúde vai realizar pesquisa em 1.600 municípios para avaliar a saúde dos brasileiros. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) será domiciliar e em parceira com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ação conta com questionários, exames de sangue, urina e medição da pressão arterial.

Dos 80 mil domicílios pesquisados, cerca de 16 mil pessoas deverão ser submetidas aos exames. A meta é colher dados sobre os hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, da prática de atividade física e sobre fatores associados a comportamentos não saudáveis da população.

A PNS faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Atualmente as DCNT é responsável por 72% dos óbitos no Brasil.

“Este estudo é um dos mais completos já realizados pelo Ministério da Saúde. Teremos um leque de informações que nos permitirá uma avaliação mais ampla e um melhor planejamento das ações estratégicas e políticas públicas”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Para coletar informações sobre a saúde dos brasileiros, o ministério também executa a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O estudo é feito anualmente por meio de ligações telefônicas.

Diagnóstico

O levantamento pretende estimar a cobertura de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama e quer ainda investigar a atenção dada aos doentes diagnosticados com hipertensão, diabetes e depressão, incluindo o acesso a medicamentos, exames complementares de diagnóstico e continuidade nos cuidados.

A PNS também deve delinear o perfil lipídico da população e dimensionar o acesso ao diagnóstico de alguns agravos crônicos como hipertensão, diabetes e  dosagem de sal na urina. A iniciativa propõe que a PNS dê continuidade aos inquéritos do Plano Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizado em 2003 e 2008. O estudo deve ser realizado a cada cinco anos.

PNS

Desde 2009, o Ministério da Saúde se reúne com pesquisadores para iniciar a elaboração da pesquisa. De 2010 a 2011, ocorreram reuniões periódicas com representantes do IBGE, onde foram estudadas experiências nacionais e internacionais, definidas a metodologia, a amostragem e outros pontos importantes. Já em 2012, ficaram fechados os questionários e a parceria com o Hospital Sírio-Libanês para a realização dos exames laboratoriais.

Vigitel

O Ministério da Saúde já realiza, anualmente, o Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - estudo feito por inquérito telefônico em 26 estados e no Distrito Federal. O Vigitel 2011 entrevistou 54 mil pessoas e é uma importante fonte para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde preventiva. A Pesquisa Nacional de Saúde, portanto, servirá como aliada para agregar informações estatísticas dos hábitos de vida da população comprovadas através dos exames.

Fonte:
Ministério da Saúde
Agencia Brasil

Gostou? Compartilhe