Liberada consulta de processos da Previdência

Com maior agilidade, a nova ferramenta e-Recursos protocolou 6.129 processos no mês de outubro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aqueles que iniciaram processos de recursos por meio do sistema e-Recursos da Previdência Social, já podem realizar consultas. Desde segunda-feira (29), o site da Previdência disponibiliza a nova ferramenta pela internet.

Só no mês de outubro, foram protocolados 6.129 processos por meio do novo sistema. A iniciativa facilita o acesso do cidadão que entra com um recurso administrativo contra uma decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de agilizar o julgamento de processos na via administrativa.

O principal objetivo da medida é economizar tempo e dinheiro dos segurados e também da Previdência Social. Até janeiro deste ano, quando o e-Recursos começou a ser implantado, todo o processo de recursos era físico e manual, e consequentemente, mais demorado e caro.

Hoje, dos processos protocolados por meio do e-Recursos, 51% deles são referentes a auxílio-doença, 19% a aposentadoria por tempo de contribuição, 13% a aposentadoria por idade, 8% são de base assistencial e 8% referentes a requerimentos de pensões.

Portal Brasil

Gostou? Compartilhe