Na madrugada desta quinta-feira, morreu em Belo Horizonte o autor e diretor teatral Alcione Araújo. De acordo com a família, o autor de 67 anos teve uma parada cardíaca. O corpo de Alcione será levado para o Rio de Janeiro. O velório será realizado, a partir das 11h desta sexta-feira (16), no Memorial do Carmo, no Caju, na capital fluminense. O autor deixa uma filha e dois netos.
Alcione, juntamente com Ignácio de Loyola Brandão e Júlio Diniz, participava como coordenador de debates da Jornada Nacional de Literatura. Ele participava do evento literário desde 2001.
Histórico
Radicado no Rio de Janeiro há mais de trinta anos, Alcione era era romancista, dramaturgo, roteirista de cinema, televisão, cronista e ensaísta e atuava em diversas áreas da vida cultural e intelectual. Sua obra teatral está reunida em três volumes com o título geral de Teatro de Alcione Araújo. São treze peças teatrais, entre elas, “Vagas para moças de fino trato”, “A caravana da ilusão”, “Doce deleite” e “Muitos anos de vida” – Prêmio Molière de Melhor Autor. Escreveu quatorze roteiros cinematográficos de longa-metragem, entre os quais, Nunca fomos tão felizes (Prêmio de Melhor Roteiro nos festivais de Gramado e Brasília), Jorge um brasileiro e Policarpo Quaresma.
Cronista do jornal Estado de Minas, sua coletânea de crônicas Urgente é a vida conquistou o Prêmio Jabuti-2005. Com o romance Nem mesmo todo o oceano, Alcione Araújo ampliou os horizontes de escritor de sólida carreira como dramaturgo. Em 2006 publicou Escritos na água e Este seu olhar. Seu mais recente romance, Pássaros de vôo curto, é uma viagem ao Brasil do século passado, Como ensaísta participou, entre outros, dos livros Os sete pecados do capital, Para entender o Brasil e Nossa paixão era inventar um novo tempo.
Alcione conquistou também um verbete no prestigiado Dicionário de literatura da língua portuguesa, publicado em Portugal, que inclui escritores, dramaturgos e filósofos das sete nações de língua portuguesa. Desde 2001 vinha contribuindo como coordenador de debates nas Jornadas Literárias de Passo Fundo.