Gabarito oficial do Enade está disponível na internet

Mais de 400 mil estudantes que fizeram a prova do Enade podem conferir o resultado pelo site do Inep. Aqueles que não compareceram na realização do exame terão que justificar a ausência

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O gabarito oficial  do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi divulgado nessa quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado final será divulgado até 25 de dezembro.

Neste ano, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Dos 587.351 alunos que se inscreveram na edição do Enade de 2012, 20,1% não compareceram ao exame (118.056). Em todo o País, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

Em portaria divulgada nessa quarta-feira, o Inep estabeleceu que os estudantes que não puderam comparecer à realização da prova têm até 11 de janeiro de 2013 para apresentar o pedido de dispensa. Na primeira ocasião, o estudante faz a justificativa diretamente em sua instituição de ensino. Caso seu recurso seja negado, poderá recorrer ao Inep de 12 a 31 de janeiro do próximo ano.

Justificativa

O Enade é componente curricular obrigatório. O estudante que estiver concluindo um dos cursos avaliados em 2012 e que não compareceu à prova ficará em situação irregular e não poderá concluir o curso de graduação. As solicitações de dispensa deferidas pela IES serão registradas pelos coordenadores de curso no mesmo prazo (até 11/01/2013).

Entretanto, os estudantes habilitados que não participaram e tiverem seu pedido indeferido pela IES ainda poderão recorrer ao Inep, no período de 12 a 31 de janeiro de 2013. Essas solicitações serão exclusivamente por via eletrônica, pelo site do Instituto.

A solicitação de dispensa a ser encaminhada ao Inep deverá conter, obrigatoriamente, o requerimento de dispensa do Enade 2012; a declaração original de aluno regular e habilitado ao Exame, comprovada por meio de assinatura do responsável da IES; e a cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento de participação no Enade 2012. Após a divulgação do resultado da solicitação de dispensa, não caberá recurso da decisão.

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: 0800-616161.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Também é avaliado o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma e histórico escolar. Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão) e é aplicado anualmente pelo Inep, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 
Fonte:
Agência Brasil
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Portal Brasil

Gostou? Compartilhe