Receita Federal lança nova página na internet

O novo site apresenta facilidades de navegabilidade aos usuários com ícones de fácil localização e acesso

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Receita Federal lançou nesta segunda-feira (10) uma nova página na internet. De acordo com órgão, o novo modelo usa padrões modernos de navegabilidade e estética, priorizando o atendimento ao contribuinte e a divulgação institucional, com os principais serviços em destaque. A página já estava no ar, de modo experimental, desde o fim de semana.

Com o novo site, o cidadão poderá acompanhar com mais facilidade a atuação da Receita na área aduaneira por meio do espaço Fronteira Blindada, com informações, em tempo real, das ações de combate ao contrabando e à pirataria.

Outro destaque no novo site é o tópico chamado Serviços em Destaque, que reúne os serviços mais procurados pelos usuários. Em Downloads, estão os principais programas utilizados pelos contribuintes e na aba Tributos, há explicações sobre todos os tributos administrados pelo Fisco Federal.

Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, o portal marca o início de uma nova etapa de acesso à informação e de divulgação institucional. Para ele, a sociedade precisar estar devidamente informada sobre a atuação da Receita.

Facilidades do site

De acordo com o secretário, o novo portal traz, além de um novo visual com as principais informações há também, serviços e notícias no topo da página. Quanto ao atendimento, agora, o serviço ao usuário se tornou simples e direto. Ou seja, pode ser feito por código de acesso ou certificado digital.

Por meio da TV Receita - no próprio site – também são apresentados vídeos de interesse dos cidadãos

Receita Federal

A Receita Federal exerce funções essenciais para que o estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Também subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Para a maioria das situações, pode-se dirigir a qualquer unidade de atendimento, entretanto, alguns serviços somente podem ser resolvidos na unidade jurisdicionante do domicílio fiscal do contribuinte. Verifique aqui todas as unidades de atendimento da Receita Federal.

Os serviços aos cidadãos podem ser feitos também por meio do telefone: 146 para ligações realizadas no Brasil, ou (+) (55) (11) 3003 0146 para chamadas originadas do exterior  

O serviço do 146 está disponível essencialmente para o contribuinte pessoa física, exceto o agendamento de serviços e informações da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que podem ser utilizados também por pessoa jurídica.

Fonte:
Agência Brasil
Receita Federal

Gostou? Compartilhe