Começa na próxima segunda-feira (18) o período de inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser feitas pelas próprias escolas no site do evento até o dia 5 de abril. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, essa é mais uma oportunidade para estudantes de todo o País mostrarem seus talentos com os números e ampliarem as possibilidades de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a disciplina.
Assim como no ano passado, a Obmep 2013 será marcada pelo aumento do número de bolsistas para o Programa de Iniciação Científica (PIC), premiação concedida aos medalhistas, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, a quantidade de bolsas oferecidas será ampliada para seis mil, que serão concedidas aos participantes que obtiverem os melhores resultados nas duas etapas de provas.
Outra novidade desta edição é o lançamento dos Clubes de Matemática da Obmep. A iniciativa tem como objetivo disseminar o estudo da disciplina, incentivar o desenvolvimento intelectual dos participantes e desmistificar ideias preconcebidas relativas à matemática, mostrando como ela pode ser interessante, desafiadora e divertida.
Os alunos de todo o País que tiverem interesse, podem formar esses grupos e inscrevê-los, a partir desta sexta-feira (15), no blog do projeto.
Cronograma
Qualquer escola pública poderá inscrever seus alunos, de acordo com os níveis de participação na olimpíada: nível 1 - 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2 - 8º e 9º anos do ensino fundamental; e nível 3 - 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.
As provas da primeira fase da 9ª Obmep serão no dia 4 de junho, em horário definido pelas próprias escolas. Os alunos que obtiverem o melhor desempenho nesta fase - de acordo com os critérios estipulados no regulamento - se classificam para a segunda fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro.
A divulgação dos premiados da olimpíada será no dia 29 de novembro. Serão 500 medalhistas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e cerca de 46,2 mil ganhadores de menções honrosas. Os medalhistas serão convidados a participar do PIC no ano seguinte.
Histórico
Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) criado para estimular o estudo da disciplina entre alunos e professores do País. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas