Crédito estudantil já atendeu 760 mil estudantes

Ano passado, foram 215 mil contratos a mais do que em 2011. Os juros mais baixos e ampliação do prazo para pagamento impulsionaram a procura pelo financiamento

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As operações de crédito com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, já promoveram a assinatura de 760 mil contratos, com um investimento total aproximado de R$ 25 bilhões até o fim de 2012. As informações foram divulgadas nessa quinta-feira (14).

O Banco do Brasil superou o volume de R$ 10 bilhões em operações com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e de 300 mil estudantes atendidos. Apenas em 2013, o Banco já soma mais de 80 mil contratos de Fies formalizados.

Atuando como agente financeiro do programa há pouco mais de dois anos, o BB formalizou 2,2 mil contratos em 2010. No ano seguinte, foram 46,4 mil e em 2012, o Banco formalizou mais de 183 mil contratos. Isso representa um crescimento total de 8.119%. Os números do primeiro bimestre de 2013 já são 64% maiores, se comparados ao mesmo período do ano passado.

Financiamento
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação passou a ser o agente operador do Fies em 2010. Na época, foram estabelecidas novas regras, que impulsionaram a procura pelo financiamento estudantil, como a redução dos juros para 3,4% ao ano e o aumento do prazo de carência (18 meses) e de amortização (três vezes o período financiado, acrescidos de 12 meses). “As mudanças no Fies ajudaram a alcançar essa marca”, afirmou José Henrique Paim Fernandes, secretário executivo do Ministério da Educação.

O Fies também se adequa às necessidades do estudante. Desde 2010, o pedido de financiamento pode ser feito em qualquer período do ano. Em 2010, foram firmados 75,9 mil contratos. Em 2011, o número saltou para 153,5 mil até chegar, em 2012, a 368,8 mil. Do total de 598,3 mil contratos firmados entre 2010 e 2012, o curso mais procurado é o de direito, com 94 mil contratos, seguido de administração (50 mil), enfermagem (47 mil) e engenharia civil (37 mil). Segundo Paim, a expectativa para este ano é firmar mais 400 mil contratos.

De acordo com Paim, a tendência é o número crescer mais, uma vez que o próprio público universitário se amplia. Ele estima que as contratações do Fies alcancem aproximadamente 400 mil alunos em 2013, somadas as operações do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Candidatos
Podem requerer o financiamento os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) oferecidos por instituições de educação superior participantes do Fies. Os candidatos ao benefício devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, de acordo com a renda familiar mensal bruta e com o comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas estudantes com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento, de acordo com as normas estabelecidas na página do Fies.

Como solicitar o financiamento
O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFies e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Logo após, será enviada uma mensagem no endereço de e-mail informado pelo estudante para validação do cadastro. A partir daí, estará liberado o acesso ao sistema, para que seja feita a inscrição informando os dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir a inscrição, o estudante deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A comissão é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Dessa forma, após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro - Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil - do Fies dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição, deverá ser informada a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência.

Fontes:
Banco do Brasil
Ministério da Educação
Com informações da Agência Brasil e do Portal Planalto

Gostou? Compartilhe