A Portaria que regulamenta o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2013 foi publicada na última quinta-feira (28). Nesta edição do exame, serão avaliados os estudantes de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
A prova será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Cabe às instituições de ensino superior fazerem o enquadramento de seus cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do Enade 2013, com base nas informações do Cadastro do Sistema e-MEC e Censo da Educação Superior.
O Inep publicará, até 31 de maio, o Manual do Enade 2013, que estabelecerá os procedimentos técnicos para realização do exame. As inscrições dos estudantes habilitados é responsabilidade das instituições e deverá ser feita no período de 9 de julho a 16 de agosto de 2013, na página eletrônica do exame, que ainda não foi disponibilizada.
Quem poderá participar
Participarão da prova estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de 2013 e estudantes de bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014.
Aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso, até o termino do período de inscrição, e os estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia, com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2013 também devem participar. Assim como os estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição, até 16 de agosto.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a obtenção do diploma, sendo registrado no histórico escolar a situação de regularidade com o exame.
Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão). Em sua sexta edição, a prova que mede as competências e habilidades dos estudantes nos respectivos cursos passou por algumas mudanças.
Fonte:
Ministério da Educação