A campanha “Correios contra Aids” foi lançada nesta terça-feira (30), em Brasília (DF), com o objetivo de envolver a sociedade e os trabalhadores da Empresa em um esforço internacional para prevenção da doença. A iniciativa consiste na distribuição de material informativo e educativo e utilizará as mais de 660 mil agências dos Correios como pontos estratégicos para a distribuição de material.
Na edição deste ano, a Campanha irá oferecer uma capacitação na modalidade a distância para mais de 117 mil funcionários da Empresa sobre HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Ainda nesta primeira etapa da Campanha, os material produzidos serão distribuídos em 150 agências dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Amazonas, definidos como estados prioritários. “Esta é uma ótima oportunidade de falar sobre prevenção a tantos funcionários, que podem, inclusive, replicar esse conhecimento nos locais que atuam”, garante o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.
A campanha faz parte de um esforço mundial para a prevenção da doença, que envolve sete países - Brasil, Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria. No País, a Campanha teve início em 2010 com foco na prevenção durante o Carnaval e, na época, 120 agências Correios participaram da iniciativa, que incluiu a oferta de cartões postais com abordagens bem-humoradas de questões relacionadas ao HIV/Aids e a distribuição de 15 mil folders e mil cartazes.
A campanha contou também com o envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, além de um selo e um carimbo, lançados na mesma data. Uma cartilha educativa também foi publicada nesse período com ilustrações do artista Ziraldo. Ministério da Saúde, UNAIDS (núcleo das Nações Unidas que atua na luta contra a doença) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) são parceiros na campanha.
Conheça o material da Campanha
Fontes: Correios / Ministério da Saúde