O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já recebeu, até às 10h desta terça-feira (14), cerca de 800 mil inscrições, conforme balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A página on-line do exame começou a receber inscrições na segunda-feira (13). O prazo termina no dia 27 de maio, às 23h59.
De acordo com o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa, no primeiro dia de funcionamento da página, o processo transcorreu normalmente. “O sistema está funcionando muito bem. Todos os testes foram feitos para que o estudante tenha tranquilidade nesse período de inscrição”, salientou.
Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os estudantes que concluírem o ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Provas
As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 do mês de outubro, com início às 13h. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, todos no horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Fonte:
Ministério da Educação