O Ministério das Cidades lançou, nesta quinta-feira (6), a campanha de trânsito do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida), voltada a motoristas profissionais de caminhões, ônibus, vans, táxis, sejam eles trabalhadores de empresas de transporte ou autônomos.
Com o slogan “Motorista, álcool e drogas podem fazer da sua viagem um caminho sem volta”, a nova campanha visa concentrar esforços para redução de acidentes e sensibilizar as famílias sobre a importância da vida desses profissionais. “A campanha faz um apelo à sensibilidade familiar para evitar que o motorista profissional saia de casa e não volte mais. Ao tentar ganhar tempo na estrada ele pode acabar perdendo a vida, esse é o enfoque da campanha”, afirmou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A decisão de fazer a campanha voltada para os motoristas profissionais levou em conta o aumento de acidentes registrado nas estradas e vias urbanas envolvendo caminhões, ônibus, vans e táxis autônomos/empregados. Desde o início do ano, o ministério está trabalhando em ações para a educação, mobilização e fiscalização no trânsito. “Vamos mudar o paradigma do trânsito no Brasil”, disse o ministro ao lembrar que 42.844 pessoas morreram no trânsito em 2010, última pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde.
Para Ribeiro é preciso investir na mudança de hábitos e não apenas modificar a legislação. “Na realidade, ninguém muda comportamento por decreto ou legislação, a gente muda comportamentos por atitudes e adesão social. Esse conjunto de ações nos permitirá, enquanto sociedade, termos um trânsito cidadão, onde a gente possa deixar de assistir aos muitos acidentes que acontecem, às vezes por mero desleixo, por inconsequência. Atos simples que tem uma repercussão definitiva para as famílias brasileiras”, disse.
Durante o lançamento, o ministro lembrou ainda dados que mostram redução de acidentes nos últimos feriados prolongados no País. No feriado de Corpus Christi, a redução do número de acidentes foi de 31% em relação ao mesmo período de 2012.
Números
Com uma frota correspondente a 3,1% (2.414.721) dos 77,8 milhões de veículos registrados no País, os caminhões estão envolvidos em 21% dos acidentes com vítimas fatais.
Pacto
O Pacto Nacional pela Redução de Acidentres – Um Pacto Vida foi lançado em maio de 2011 como a resposta brasileira à proclamação da ONU, que em março de 2010 anunciou a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, onde 178 países, inclusive o Brasil, são signatários.
A meta mundial é reduzir em até 50% o índice de mortalidade nas ruas e estradas destes 178 países nos próximos 10 anos. Para isso, todos lançaram seus planos.
No Brasil, o Pacto é coordenado pelo Ministério das Cidades, por meio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), e promove campanhas de conscientização, ações de mobilização e educativas, com o objetivo de reduzir o número de mortes e outros danos causados por acidentes de trânsito.
Estradas brasileiras
A malha rodoviária brasileira soma cerca de 1,7 milhão de quilômetros entre estradas federais, estaduais, municipais e concessionadas. Esta modalidade de transporte é responsável por 96,2% da locomoção de passageiros e a 61,8% da movimentação de cargas no País, segundo a Confederação Nacional do Transporte.
Fonte: Portal Planalto / Ministério das Cidades