Inscrições para o Sisu começam nesta segunda

Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e não tenham zerado a redação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Estão abertas as inscrições para a segunda edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 e não tenham zerado a redação. O prazo para os interessados segue até a próxima sexta-feira (14).

Pelo Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. Nesta edição, serão ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições. Na página de seleção estão disponíveis as etapas da inscrição para orientar os candidatos.

Vale ressaltar que antes de acessar a página é preciso ter em mãos o número de inscrição e da senha no Enem 2012, posteriormente lembre-se de confirmar os dados pessoais, uma vez que é por eles que o Sisu entra em contato com o candidato.

No preenchimento, o candidato terá a disposição um sistema de busca com os detalhes de cada opção de curso, uma vez que será possível escolher até duas opções. Em seguida, o estudante deve clicar no curso para ver o número de vagas e de modalidades ofertadas. É preciso estar atento também à documentação exigida pelas instituições de ensino no momento da matrícula.

As notas de corte dos cursos e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas diariamente entre os dias 11 e 14 do mês de junho. Assim, o candidato poderá acompanhá-las ainda durante o período de inscrição e avaliar as chances de ser aprovado.

Cronograma

O resultado final será divulgado no dia 17 de junho. A matrícula dos estudantes selecionados em primeira chamada deverá ser feita nos dias 21, 24 e 25. Os selecionados com base na segunda opção de curso ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos poderão permanecer no sistema e serão convocados na chamada seguinte, a partir do dia 1º de julho.

Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera. Os aprovados na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema e, caso não façam a matrícula na instituição para a qual foram selecionados, perderão a vaga.

Fontes:
Ministério da Educação
com informações da Agência Brasil

Gostou? Compartilhe