Manifestações por todo o Brasil

Além dos desfiles e comemorações, o 7 de setembro é marcado, também, por manifestações em diferentes cidades do país.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Dia da Independência coloca lado a lado as comemorações e as manifestações por todo o país. Entre desfiles e solenidades, grupos de manifestantes tomam as ruas com palavras de ordem. As comemorações não foram deixadas de lado e os desfiles reúnem escolas, entidades e representantes de órgãos públicos.

Trinta pessoas que participavam de manifestações em Fortaleza foram encaminhadas a uma delegacia da Polícia Civil porque estavam usando máscaras, capuzes e lenços que impediam a visão do rosto. Os detidos também estavam com pedras, bolas de gude, estilingues e pregos, que foram retidos na delegacia para encaminhamento à Justiça. Nenhum portava documento de identificação. Segundo a Polícia Militar (PM), são esperadas 20 mil pessoas nos protestos em Fortaleza. Nas páginas de redes sociais na internet, mais de 10 mil pessoas haviam confirmado presença até ontem (6).

No Rio de Janeiro, os manifestantes se concentram em torno do monumento a Zumbi dos Palmares, na Praça 11, no centro da cidade. Integrantes de partidos políticos, centrais sindicais e entidades estudantis fazem ato público e discursam com a ajuda de um carro de som, protestando contra as políticas públicas das áreas de saúde e educação e contra a repressão policial nas manifestações.

Em Brasília, os manifestantes de várias entidades e movimentos sociais gritaram palavras de ordem na Esplanada dos Ministérios e, depois, seguiram para o Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes de chegar ao local, no entanto, foram barrados por policiais militares, que revistam as mochilas. Os manifestantes tentam chegar ao Mané Garrincha, mas a polícia bloqueia todos os acessos ao estádio, onde ocorrerá, às 16h, um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália.

Em São Paulo, cerca de 4 mil manifestantes ocuparam o Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera, obra que representa os bandeirantes no Brasil colonial. 

E em Passo Fundo, o desfile aconteceu durante a manhã inteira. A manifestação aconteceu de forma pacífica e reuniu um pequeno grupo.

Com informações da Agência Brasil

Gostou? Compartilhe