O governador Raimundo Colombo realizou no final da manhã desta quinta-feira uma reunião com o secretário de Segurança Pública, César Grubba, e com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Marcos de Oliveira, para avaliar o andamento dos trabalhos no galpão de fertilizantes que está queimando há mais de 40 horas (começou às 23h de terça-feira) em São Francisco do Sul.
No encontro, o comandante informou que destacou dois oficiais peritos da Diretoria Técnica para começar uma perícia no local a fim de identificar as causas do acidente. Unem-se a eles outros dois técnicos da Vale do Rio Doce - empresa que produz o fertilizante -, que chegaram a Santa Catarina nesta manhã para possíveis ajustes de procedimentos para combater à reação química que causa fumaça no Litoral Norte. “É importante a participação deles no sentido de nos dar os elementos técnicos do produto para sabermos exatamente o que precisa ser feito”, disse o comandante.
Governador ressaltou o trabalho das equipes envolvidas: “Estamos seguindo as orientações dos técnicos para minimizar os efeitos e encerrar o episódio o quanto antes”. Também entram na força-tarefa técnicos do IGP para auxiliar os trabalhos de perícia. O Corpo de Bombeiros mantém isolada uma área num raio de dois quilômetros a partir do local do acidente. Essa medida foi adotada para garantir a segurança da população e facilitar o trabalho da corporação.O Coronel Marcos Oliveira destaca que a área está sendo patrulhada pela Polícia Militar e Exército. Mais informações serão divulgadas às 17h, na sede da Prefeitura de São Francisco do Sul.