As obras de restauro da Rota do Sol, na ERS-453, em Caxias do Sul, começaram na tarde dessa segunda-feira (17) com a aplicação de uma nova tecnologia de pavimentação, conhecida como asfalto espuma. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues.
"Conseguimos através do esforço combinado com o Daer e os organismos de controle do próprio Estado dar celeridade aos contratos e negociar com as empresas para garantir que a comunidade da Serra tenha suas demandas atendidas. Estamos tratando de um passivo de quase 10 anos sem manutenção nas rodovias", afirmou o secretário.
Segundo os engenheiros da empresa Traçado Construções e Serviços Ltda., responsável pela obra, a expectativa é de que o restauro avance 700 metros por pista a cada dia. A primeira fase é a aplicação de uma camada de cimento e espuma de asfalto, uma segunda camada de proteção e, em seguida, uma camada de asfalto de dois centímetros que permanece por um ano. Passado esse prazo, a rodovia receberá mais uma camada, esta com 10 centímetros. A tecnologia tem garantia de 10 anos de uso.
A obra faz parte do Contrato de Conserva, Restauro e Manutenção (Crema-Serra), prevê investimentos de R$ 65.710.549,46 no trecho de 52,92 quilômetros entre Caxias do Sul e Lajeado Grande e tem recursos do Banco Mundial.
Plano Estadual de Logística e Transporte
O titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), João Victor Domingues também apresentou o Plano Estadual de Logística e Transporte (Pelt) à direção da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul e convidou a entidade a participar das audiências públicas previstas, bem como a compor o Comitê de Acompanhamento dos trabalhos.
Quebra-molas
O secretário foi recebido, ainda, pelo prefeito Alceu Barbosa Velho para acertar a instalação de lombadas no acesso ao bairro São Ciro II. A obra para ampliar a segurança dos pedestres, realizada em parceria com o município e o Daer, começa nesta terça-feira (18).
Agência Brasil