Encerra-se nesta terça-feira, 24, o prazo para os candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) apresentarem a documentação necessária e fazerem a matrícula nas instituições particulares de educação superior que oferecem as bolsas.
O resultado da segunda chamada do programa será divulgado em 4 de julho próximo. O estudante terá de 4 a 11 do mesmo mês para apresentar os documentos e providenciar a matrícula. Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas podem manifestar interesse, em 21 e 22 de julho, em integrar a lista de espera.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Criado em 2004 pelo governo federal, o programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral; para a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
Estão dispensados de comprovar renda os professores dos quadros permanentes das redes públicas estaduais e municipais, em efetivo exercício do magistério, que concorram a bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior.
Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas — 73.601 integrais e 41,5 mil parciais. No total, 943 instituições participantes abriram vagas em 22.139 cursos. A lista dos pré-selecionados pode ser consultada na página do ProUni na internet.